Graziano Barric 2

Graziano Prà, Proprietário da vinícola

Graziano Prà seguiu o trabalho de seu pai e avô, dedicando sua vida ao cultivo aos vinhedos de Monteforte d’Alpone. Quando assumiu a vinícola, no início dos anos 1980, a região do Soave era já notória, entretanto ainda conhecida pela grande produção e baixa qualidade, por conta da pressão dos exportadores.

Prà modificou isso. A busca pela essência e o respeito à terra são princípios que guiam sua vida. Um homem intransigente no que tange o controle de qualidade, Graziano aperfeiçoou o trabalho nos vinhedos e na vinícola, para atingir o máximo de qualidade e produzir um vinho que demonstra genuinamente seu terroir.

As terras de Monteforte d’Alpone são escuras, de origem vulcânica e com traços de calcário. Ali, as uvas Garganega e Trebbiano di Soave atingem intensidade de frutas tropicais e notas minerais.

Os métodos de produção são  naturais. Cada vinhedo é cuidado à mão, sem uso de qualquer produto químico. A produção é mantida baixa, garantindo a qualidade das uvas. A colheita é feita manualmente em pequenas caixas. Os procedimentos de vinificação seguem com a mínima intervenção, valorizam as características da matéria prima, de modo a atingir uma qualidade extrema nos vinhos Soave.

Em 2000, Prà adquiriu um vinhedo na zona do Valpolicella – Morandina, no alto vale de Mezzane, onde também optou pela agricultura biológica e mesma filosofia de produção. Num solo de marne amarelo, com videiras à 500 metros de altitude, Morandina está entre os melhores terroirs da região. Os vinhedos em estrutura Guyot de baixíssimo rendimento proporciona vinhos tintos excelentes, desde 2006. São produzidos Valpolicella e Amarone potentes, mantendo grande complexidade e diversidade de nuances, pela característica do território.

Secagem_uvas_amarone

Apassimento (secagem) das uvas pelo Amarone para obter mosto mais concentrado e mais aromático

Graças ao seu trabalho, regiões como Colle Sant’Antonio, Monte Grande e la Morandina conquistam fama internacional, e o Soave ganhou a reputação de vinho de excelência.

Graziano Prà é frequentemente citado como inspiração por outros viticultores. Integra a Federazione Italiana Vignaioli Indipendenti, associação que reúne produtores que cultivam a uva, produzem e comercializam o vinho, respeitando o ambiente e utilizando práticas pouco invasivas na vinificação, de modo a garantir que a altíssima qualidade das uvas estejam presentes no vinho, evidenciando seu terroir de origem.

team Pra

Time da vinícola Graziano Prà

Graziano Prà, Soave Classico Otto, 2014
Soave Classico Staforte 2012, Graziano Prà
Graziano Prà, Amarone della Valpolicella 2009